Conversei com Sônia e Lourdinha, as responsáveis no D.I.C. (4º andar) por essa questão, e elas me falaram o seguinte:
Que elas sabem da exposição aos vários tipos de doenças a que as pessoas estão sujeitas no ambulatório devido ao grande fluxo de pessoas no ambiente, porém é devido a essa grande demanda e ao pouco tempo que passam no ambulatório que não há muitas medidas possíveis a serem tomadas.
(Comparou o ambulatório a um ônibus... Pessoas vão e vem correndo riscos, mas se tem muito o que fazer para impedir a propagação de doenças)
D. Sônia comentou também que o hospital usa o termo "infecção hospitalar" para a infecção com mais de 72 horas, a partir de sua instalação. E que há um cuidado com o "histórico" do paciente, sua procedência... Muitas vezes ele é encaminhado ao hospital com uma indicação de que há suspeitas de infecção.
Disse então que a maior preocupação do hospital é com a higiene. Os profissionais de limpeza devem fazer varredura úmida para não levar determinadas partículas a suspensão e as almotolias (frascos de consultórios com alcool, etc) são controlados por data de validade (toda semana eles trocam as almotolias). Para a D.I.C. a própria utilização de bebedouros com copos descartáveis não nos garantiria um meio higiênico.
Sobre a gripe A, elas disseram que não foi feito nada além das preucações tradicionais, recomendadas a população, visto que, por exemplo, o uso de máscaras por todos os profissionais seria algo inviável e as pessoas ainda estariam sujeitas ao vírus. E que foi feito um alerta: se houvesse suspeita de alguém com o vírus, que fosse encaminhado urgententemente para o próprio D.I.C. (parte de internação e tal).
Além disso, o álcool gel está sendo disponibilizado aos poucos para todo o ambulatório. Estão em alguns consultórios (em que a situação é mais crítica) e logo serão colocados nos outros consultórios e posteriormente nos corredores.
Existe uma preucação maior em setores específicos como de pneumologia, que recebe pacientes com tuberculose, por exemplo. Aí, alguns funcionários usam máscaras.
A D.I.C. em si, funciona mais na parte de internação.
Bom, essas foram as informações que eu coletei! Sônia e Lurdinha se disponibilizaram para o esclarecimento de mais dúvidas. Estão pela manhã no quarto andar, na sala em frente aos elevadores!
Até logo!
Yasmin Cardoso (1ºperíodo de Fisioterapia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário